Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Filosofia da Terra

Furar o Nevoeiro da Ideologia Burguesa. O Bem, a Verdade e o Belo - Paradigmas Unidos da Vida. Um Olhar e uma Voz Diferentes, Livres, Progressistas e Revolucionárias. Filosofia, Artes, Política, Acontecimentos, Reflexões.

Por Que se Deve Temer pelo Futuro da Europa


A uma notícia sobre a destruição de património em Nimrud no Norte do Iraque, pelos heróicos lutadores contra a tirania de Assad e outros inimigos dos EUA, da liberdade, da democracia, dos direitos humanos, dos hot-dogs e dos hamburgers, alguém escreveu o seguinte comentário, em público.pt:
Claro que é uma pena, mas também tenho que dizer isto: Se uma cultura já não valoriza uma época do seu passado, não faz sentido mante-lo vivo como se um país fosse um museu para turistas. Cultura está nas cabeças do povo e não depende de monumentos e edifícios. Depois das guerras mundiais alguns paises, sobretudo a Alemanha, estavam quase completamente destruidos. Mas a cultura alemã desapareceu? Não. E porque não? Porque a gente a tinha na cabeça. A gente no Iraque já não tem nada a ver com a Mesopotâmia. É pouca gente, sobretudo no Oeste, que pretende ficar triste sobre esse tipo de destruição. Mas não faz diferença nenhuma na vida dos iraquianos. Têm problemas muito mais urgentes...
"


Uma vez que a grande maioria dos europeus não dá um chavo pela sua História - prefere o Tio Patinhas, as prostitutas cantantes, os chulos cantantes, os filmes de Cowboys e sucedâneos -, proponho que, para se limpar a paisagem de elementos estranhos e para se reutilizar ecologicamente os materiais, e porque a cultura está na cabeça das pessoas, se deitem abaixo os castelos, palácios, catedrais, museus e outras coisas inúteis.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.